Sentir culpa é pesado, angustiante, paralisante e livrar-se dela dá uma sensação de alívio.
As pessoas não podem viver a vida completamente livre de culpa, mas podem mantê-la dentro de limites administráveis.
A culpa sempre vai estar participando da nossa existência, mas podemos ser dominados por ela ou usá-la a nosso favor no sentido de que ela identifica que algo não está funcionando bem. Assim como o alarme de uma casa que dispara. O objetivo não é que ele fique tocando e sim que ele chame a atenção pra ver se tem algo errado.
Se você entende a culpa como uma coisa que te protege, ou seja, um alarme dizendo que você tem que olhar porque alguma coisa está errado, você vai ver a culpa como sinal de identificação de algo que você precisa olhar e mudar, do contrário vai deixar o alarme tocando e assim não vai dormir e vai incomodar os vizinhos. Seria a culpa sem consciência, que não te leva a modificar o seu comportamento.
A culpa pode ajudar a obter mais compreensão de si mesmo, ajudando-o a reconhecer se de fato causou mal. É importante voltar os olhos para nosso interior e nos conhecer melhor e usar a culpa para crescimento. Caso precise procure ajuda de um profissional que ele o ajudará a fazer essa viagem para dentro si.