O implante dentário é o que se tem de mais eficiente e tecnológico hoje dentro da odontologia para se reabilitar perdas de dente parciais ou totais. O implante dentário nada mais é que um parafuso em titânio instalado dentro da maxila e/ou mandíbula do paciente, substituindo a raiz do dente perdido, servido como base para uma futura coroa sobre o implante.
Ao se pensar na cirurgia de implante surgem algumas dúvidas. Uma das dúvidas mais recorrentes é realizar implante dentário é doloroso. O correto é que no momento da cirurgia, tanto no preparo ósseo quanto na instalação do implante, o paciente não sinta dor em momento algum após a anestesia local. O pós operatório tende a ser variável de acordo com tamanho da cirurgia, se o paciente vai seguir as recomendações pós operatórias recomendadas pelo seu dentista, se o paciente apresenta algum problema de saúde ou não, se faz a utilização de algum medicamento, dentre outras variáveis. Mas de modo geral, o pós operatório de uma cirurgia de implante tende a ser muito tranquila.
Para servir de comparação, a instalação de um implante, geralmente, se tem uma recuperação mais tranquila que uma remoção de um terceiro molar (siso).
Outra dúvida muito comum é quanto custa um implante dentário. Essa pergunta é muito relativa. Existem vários critérios a serem observados antes de se planejar uma reabilitação com implantes. Para saber o custo real de uma reabilitação com implantes para você, é importante uma boa anamnese, realização de exames de imagem (tanto raio x quanto exames de tomografia), condição óssea atual do paciente e a necessidade reabilitadora do paciente. Então após uma consulta e avaliação de todos os critérios, se passa o custo de quanto pode custar uma reabilitação com implante. Cada caso tem que ser avaliado de maneira individualizada para se realizar um bom plano de tratamento e se ter sucesso na reabilitação. Nenhum paciente é igual ao outro, logo é muito importante montar um planejamento individualizado para cada paciente.